sexta-feira, 15 de maio de 2009

Teoria e prática

A teoria é tão bonita, tão boa, tão justa. Chega assim a ser perfeita.
Mas nada como a prática para mostrar o real funcionamento das coisas.
Há que se viver para entender. Para entender o mundo das idéias e para entender o mundo aqui de baixo.
Um mundo não vive sem o outro, apesar de não raro se contradizerem. Nada tem a ver com nada, logo tudo tem a ver com tudo.

- Complexo?
- ahn... quase não entendi...
- tá vendo! tem que praticar, que se jogar, que dar a cara a tapas, que tentar, que dar ouvidos a si mesmo. Só assim a teoria de qualquer coisa faz algum sentido.

2 comentários:

  1. Teoria e prática, duas entre tantas e tantas palavras que necessitam de receber qualificação. Do contrário, perdem sua substância. E não é de hoje que isso acontece: tantos e tantos filósofos se arrogaram no direito de produzir seus "sistemas de idéias" e pairar acima de nossas cabeças. Eis aí o chamado Idealismo, expressão da "Idéia" que quer produzir os homens, predicado produzindo o sujeito, e não o contrário. E isso é muito atual, diga-se de passagem. Outros filósofos dedicaram uma vida inteira a realizar a filosofia, como um certo filósofo alemão do século XIX cuja uma célebre frase cito aqui: "Os filósofos só INTERPRETARAM o mundo de diferentes maneiras; do que se trata é de TRANSFORMÁ-LO". Não há teoria sem prática, portanto. Do contrário, aquela torna-se estéril antes mesmo de ser concebida. Por isso mesmo - e para fechar -, cito mais um filósofo, desta vez um francês que viveu a França de 1968: "A teoria só conhece aquilo que ela faz".

    ResponderExcluir