terça-feira, 17 de novembro de 2009

Choque cultural & homesickness


Nem tudo são flores... apesar dos posts super legais, morar em outro lugar tem seus espinhos. A sensação que tenho é que estou constantemente numa sala de espelhos e cada mínima atitude reflete quem eu sou. Aqui, vive-se experiências mais densas que colocam à prova a personalidade,a identidade, os objetivos, as escolhas. Quando me distanciei da rotina, dos amigos, da família, das paisagens habituais me vi fora da minha zona de conforto e comecei a introjetar o processo de mudança. Os dias de TPM e meu lado romântico só aumentaram meu sofrer.

Choque cultural é mais que sentir a diferença de fuso horário e saudade de casa (homesickness). Apesar de nem todo mundo passar pelas mesmas experiências, muitos especialistas no assunto concordam que existem 5 fases no processo de choque cultural, que formam um gráfico em U. E dependendo da situação pode haver mais de um ciclo!

Na primeira fase estamos empolgados com as novidades; até o clima diferente provoca sensações excitantes nunca sentidas. Algumas dificuldades como usar o telefone ou o transporte público (vide post Primeiros Passos)são superadas e você quer experimentar novas comidas e fazer contatos com pessoas. Em seguida, o desconhecimento dos códigos sociais te impedem de comunicar o quanto você deseja. Surge o sentimento de frustração e você se sente um idiota. Na terceira fase, você não tem mais impressões positivas da cultura que está inserido e acha que foi um erro ter feito esta viagem. VOcê se sente isolado e sua carência se reflete na necessidade de comer a comida de seu país. A quarta etapa se caracteriza pela rejeição da nova cultura e pela adoção de uma postura crítica e suspeita sobre tudo: as pessoas são chatas, o landlord está te passando pra trás, seu professor não gosta de você, a comida te faz mal, insônia, letargia, dores de cabeça e de estômago. Finalmente e ansiosamente chega-se ao último estágio. Agora já se domina a língua, já se conhece os costumes e o cotidiano,sua auto-confiança se desenvolveu. Você entende que não pode mudar o ambiente, deve aceitá-lo. As pessoas e as coisas deixam de ser erradas e se tornam apenas diferentes. Você também está diferente agora, provavelmente uma pessoa mais forte.

4 comentários:

  1. como sempre, amo sua sensibilidade e humildade! é bom ver gente feita de carne, osso e sentimentos. ;)

    ResponderExcluir
  2. Ai Percília, vivendo e aprendendo né?! bom mesmo é ter amigos como vc!

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto amiga...muito bom! Adorei..Mas acho que nunca paramos de passar por etapas por aqui, viu! K

    ResponderExcluir
  4. ehhh né!! eita roda gigante que não pára nunca!

    ResponderExcluir