terça-feira, 13 de outubro de 2009

A Faculdade

A faculdade aqui é bem legal. As salas de aula são equipadas com data-show, retroprojetor, cadeiras confortáveis, mesas grandes. Os professores são super qualificados; as aulas são em inglês e os textos para leitura são escritos em inglês e em português. Há muito apelo a discussão e a participação dos alunos.

O pessoal da recepção sempre dá a informação precisa, seja em qualquer campus que estiver. Isto eu achei impressionante! Se você estuda no Strand Campus, mas tem uma lecture no Guy’s Campus é só perguntar que a recepcionista informa a sala, o horário, o professor! Parecia que ela tava me esperando!

A primeira semana foi meio confusa... não apenas nós brasileiros fomos agraciados com a desordem. Meu tutor não sabia quais disciplinas eu devia fazer, quantos créditos tinha que completar, se podia me inscrever em cursos de outro departamento. Na verdade acho isso bem típico do mundo acadêmico. Tudo mais calmo, os erros podem ser revisados e tudo acaba bem. Bem diferente do mundo dos negócios.

Neste semestre estou fazendo duas disciplinas de Litertura/História Portuguesa, uma do departamento de Lingüística e vários cursos isolados de língua inglesa. Estou adorando! Cada vez mais me identifico com a área da Lingüística Aplicada. Acho que vou me especializar nisso.
***


Lingüística Aplicada: “uma área de estudos que busca a integração da linguagem, seu aprendizado, processos sociocognitivos e um foco no sujeito/agente dos processos lingüísticos. (...) A grande virada da teoria lingüística não ocorreu de fato, como afirmado por muitos, ao final da década de 50, com o advento da Teoria Gerativa. As mudanças cruciais, a meu ver, têm-se desenvolvido com a busca de interfaces entre os estudos da linguagem, da cognição e da cultura”. (Mello, 2004. p55)

Fonte: http://www.voy.com/192107/4/3.html

3 comentários:

  1. Adoro seus posts. Dá até pra imaginar vc pedindo informação. E... mais uma vez informação e espaço. Eita!
    PS. to em bh de novo.... difícil recomeçar.

    ResponderExcluir
  2. ai debinha! que bom ler notícias... quando você falou "linguística" aí em cima, pensei: não sei o que é... daí, logo em baixo vc já explica! muuuuito didática!
    e fico só pensando aqui. como essa menina tá tirando tudo de letra, com a tranquilidade que lhe é característica. senão não seria você, ne?
    beijo e saudades...

    ResponderExcluir
  3. Ai meninas! Vcs nao imaginam a falta que fazem! Adoro vcs! E força aí Prisoca, recomeçar faz parte!

    ResponderExcluir