quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Trampo

Uma outra forma de conhecer o cotidiano londrino é arrumar um trabalho. Assim, você vê como se dão as relações de trabalho, a forma de socialização dos colegas, o jeito que as coisas funcionam. No início achei difícil conseguir porque, como em qualquer lugar, indicação conta muito. Mas quando completou exatamente um mês que estava aqui, 14/10/09, encarei o meu primeiro dia de trabalho.
E comecei bem do começo mesmo, como cleaner. Estava distribuindo currículos pelas ruas e conheci um porteiro boliviano que está aqui há 6 anos e que me passou este trampo. Trabalho de segunda a sexta de 5:00 as 8:00 da manhã no Centre Point (prédio de escritórios na Tottenham Court Station). As tarefas são tranquilas: lustrar as macanetas, limpar os vidros, tirar poeira. Fazem parte do meu team duas inglesas e vários bolivianos e colombianos. Estou super praticando meu espanhol!! Apesar de às vezes acordar com sono - principalemente se saio na noite anterior - é muito legal ver Londres acordar. A London Eye iluminada, sentir fog nas ruas, ver pessoas indo trabalhar e muitas voltando da balada em plena segunda-feira.
Também trabalho como waitress nos fins de semana ou em algum dia da semana que estou livre. A agência me manda email convocando e se eu quiser trampar eu respondo, bem flexível. Adorei a experiência! Uma galera de jovens, alguns estudantes, alguns que fizeram disso uma profissão. Ninguém sabe o que fazer direito, pois cada hora o gerente fala uma coisa: "reponha os pães, sirva no buffet, troque as bandejas de frutas, atenda as mesas!" Mas tá todo mundo no mesmo barco e a gente acaba se divertindo muito, conhecendo pessoas, fazendo amizades temporárias.
Em breve penso em largar o de cleaner. Apesar de gostar das pessoas e da estabilidade do emprego acho que posso experimentar outras coisas. E apareceu um terceiro emprego! O nome do cargo é analyst market research. O que tenho que fazer é analisar os comentários de clientes de determinados produtos (celulares, filmes, livros, series de tv) em foruns de discussão e websites e preencher uma planilha de acordo com categorias e classificações. Trabalho como freelancer em casa, horário flexível e ainda pratico meu inglês, as habilidades de tradução (dependendo do produto tenho que analisar websites em português/espanhol) e de interpretação (tenho que entender o que a pessoa quis dizer e porquê). Agradeço a Crisoca, que me indicou para a vaga, e a Prefeitura de Lagoa Santa, que me proprocionou experiência em marketing de relacionamento (isso contou muito no currículo e na entrevista).
Quero ter muitos outros empregos aqui! Cada dia vejo que, seja isso bom ou ruim, meu perfil profissional é o de um generalista, que faz um pouquinho de cada coisa, que sabe de "tudo" um pouco. Além disso, vejo que qualquer experiência é muita válida; sempre aprendo alguma coisa que serve pra minha vida pessoal ou que será um achado nas incertezas do futuro. Ouvi dizer que a Microsoft procura gente com este perfil... quem sabe é uma, né?! rsrs
*****
Para refletir:
"O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade."(Voltaire)
"É estranho que, sem ser forçado, saia alguém em busca de trabalho." (William Shakespeare)
"O trabalho agradável é o remédio da canseira." (William Shakespeare)
"O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra." ( Aristóteles)
"O gênio é um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração." (Thomas Edison)
"Assim como não existem pessoas pequenas na vida, sem importância, também não existe trabalho insignificante." (Elena Bonner)
"A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma".(John Ruskin)
"A rotina é mais uma atitude da alma do que uma estrutura laboral". (Miguel-Angel Martí García)
"Pensar é o trabalho mais pesado que há, e talvez seja essa a razão para tão poucos se dedicarem a isso." (Henry Ford)
"O objetivo adequado da imaginação é proporcionar beleza ao mundo... lançar sobre um simples dia de trabalho um véu de beleza e fazê-lo tremer com a nossa alegria estética".(Lin Yutang)

3 comentários:

  1. que gracinha! é impressionante né debinha. tá vendo que tudo tem a ver com tudo! sobrou (no bom sentido) até pra prefeitura de lagoa santa!!! chiquita, adorei as novidades como sempre... mas aqui, tá falando contar das noitadas!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. rsrsr cê viu menina!

    sim sim! em breve um post sobre as baladas! ontem mesmo fui numa otima! aguarde!

    ResponderExcluir
  3. e os bofes, ne? cá pra nós... o povo quer saber!
    beijos

    ResponderExcluir